sábado, 26 de julho de 2014

O gosto pela leitura começa na infância.

Por que é importante incentivar o hábito de ler na criança?         







Existem vários porquês sobre a importância da leitura desde a educação infantil.


As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.
A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano. É através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.


Saiba mais sobre:
O PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura – é um projeto de valorização social da leitura e da escrita vinculado à Fundação Biblioteca Nacional e ao MINC – Ministério da Cultura. Presente em todo o país desde 1992, o PROLER, através de seus Comitês, organizados em cidades brasileiras, vem se firmando como presença política atuante, comprometida com a democratização do acesso à leitura.
Programas de Leitura - Universidades
  • UERJ (Universidade do Rio de Janeiro) – Programa de Leitura da UERJ –LerUERJ
  • UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia /Campus de Jequié/ Centro de Estudos da Leitura)  
  • UFF (Universidade Federal Fluminense / Faculdade de Educação) ) - Programa de Alfabetização e Leitura da UFF -  PROALE
  • UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais / Faculdade de Educação) - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita / CEALE
  • UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro / Faculdade de Letras ) -Programa de Pós-Graduação  Interdisciplinar de Linguística Aplicada – SALINGUAS
  • UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro / Faculdade de Educação) - Pós-Graduação Stricto Sensu -Grupos de Pesquisa - Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação - LEDUC
  • UNICAMP (Universidade de Campinas / Instituto de Estudos da Linguagem ) -Memória da Leitura
  • UNICAMP (Universidade de Campinas / Faculdade de Educação) - Grupo de Pesquisa: Alfabetização e Escrita - ALLE

Programas Governamentais, Instituições ligadas à Leitura, Ongs e outras:

Programas de Leitura na ibero-américa

Revistas Eletrônicas:
Sugestões para ler e refletir sobre LEITURA

“Aceleração tecnológica e vida de professores” Prof. Ezequiel Theodoro da Silva ( Site da ALB)

“Reflexões sobre inserção na cultura digital” Prof. Daniela Perri Bandeira de Albuquerque ( Revista Linha Mestra / Site da ALB)

“O (re)encanto de ouvir e ler histórias”, da Prof.a Maria Apparecida Mamede-Neves (PUC-Rio)

“A terceira margem do rio: entre a tradição e a transgressão. Considerações sobre a relação entre a cibercultura e a leitura”, da Prof.a Maria Vitória C. M. Maia (PUC-CEPERJ). 


Sites de referência : 
MUNDO EDUCAÇÃO
PROLER
FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL













Nenhum comentário:

Postar um comentário