Existem vários porquês sobre a importância da leitura desde a educação infantil.
A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano. É através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.
Saiba mais sobre:
O PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura – é um projeto de valorização social da leitura e da escrita vinculado à Fundação Biblioteca Nacional e ao MINC – Ministério da Cultura. Presente em todo o país desde 1992, o PROLER, através de seus Comitês, organizados em cidades brasileiras, vem se firmando como presença política atuante, comprometida com a democratização do acesso à leitura.
Programas de Leitura - Universidades
- UERJ (Universidade do Rio de Janeiro) – Programa de Leitura da UERJ –LerUERJ
- UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia /Campus de Jequié/ Centro de Estudos da Leitura)
- UFF (Universidade Federal Fluminense / Faculdade de Educação) ) - Programa de Alfabetização e Leitura da UFF - PROALE
- UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais / Faculdade de Educação) - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita / CEALE
- UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro / Faculdade de Letras ) -Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Linguística Aplicada – SALINGUAS
- UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro / Faculdade de Educação) - Pós-Graduação Stricto Sensu -Grupos de Pesquisa - Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação - LEDUC
- UNICAMP (Universidade de Campinas / Instituto de Estudos da Linguagem ) -Memória da Leitura
- UNICAMP (Universidade de Campinas / Faculdade de Educação) - Grupo de Pesquisa: Alfabetização e Escrita - ALLE
Programas Governamentais, Instituições ligadas à Leitura, Ongs e outras:
- ALB/ Associação de Leitura do Brasil
- Cátedra UNESCO de Leitura
- FNLIJ / Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil
- Leia Brasil
- PNLL / Plano Nacional do Livro e da Leitura
Programas de Leitura na ibero-américa
- Argentina – Plan Nacional de Lectura
- Argentina – Plan Nacional de Lectura en las Bibliotecas Populares
- Colômbia – Plan Nacional de Lectura y Bibliotecas
- Espanha – Leer te da más / Plan de Fomento de la Lectura
- Portugal – LeR+ / Plano Nacional de Leitura de Portugal
Sugestões para ler e refletir sobre LEITURA
“Aceleração tecnológica e vida de professores” Prof. Ezequiel Theodoro da Silva ( Site da ALB)
“Reflexões sobre inserção na cultura digital” Prof. Daniela Perri Bandeira de Albuquerque ( Revista Linha Mestra / Site da ALB)
“O (re)encanto de ouvir e ler histórias”, da Prof.a Maria Apparecida Mamede-Neves (PUC-Rio)
“A terceira margem do rio: entre a tradição e a transgressão. Considerações sobre a relação entre a cibercultura e a leitura”, da Prof.a Maria Vitória C. M. Maia (PUC-CEPERJ).
Sites de referência :
MUNDO EDUCAÇÃO
PROLER
FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário