sexta-feira, 23 de agosto de 2013

TRÊS MARIAS CONCORRENDO NO XIV FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE GUAÇUI - ES

Semana começa com 19 espetáculos em XIV Festival Nacional de Teatro de Guaçuí

Apesar da chuva forte que caiu em Guaçuí e região, cerca de 85% das 260 poltronas do Teatro Fernando Torres foram ocupadas no lançamento do XIV Festival Nacional de Teatro de Guaçuí em 20 de agosto. O evento vai até o dia 24 de agosto e reúne a produção de grupos de sete estados brasileiros que apresentarão seus espetáculos no palco e nas ruas da cidade. A expectativa dos organizadores é que o público do festival seja de 3.500 pessoas.

Realizado pelo grupo Gota, Pó e Poeira - que completou 30 anos em 2013 -  em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o evento leva a Guaçuí 19 espetáculos teatrais do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Pernambuco e Santa Catarina. A programação do festival também comporta oficinas e debates.

Este festival é um dos eventos mais importantes do cenário teatral capixaba e vem ganhando destaque na mídia nacional. Seu objetivo é estimular e popularizar as artes cênicas, formar público e fortalecer o mercado de trabalho artístico, sobretudo na Região do Caparaó, no Sul do Espírito Santo.
Para o organizador do festival e diretor do grupo Gota, Pó e Poeira, Carlos Ola, o festival tornou o município referência em teatro no Estado e também no país. “Na 14ª edição o festival amadureceu, e isso se reflete na qualidade dos espetáculos.  Queremos que o público adquira mais conhecimento com as diferentes linguagens aqui apresentadas. Guaçuí é uma cidade que aprendeu a gostar de teatro e a programação de rua contribuiu pra isso também”, afirmou. Ola também disse que para comemorar o 15º Festival, no próximo ano, a organização pensa em fazer uma mostra não competitiva com os premiados das edições anteriores.
Mostra competitiva
Dos espetáculos a serem apresentados, quatro são convidados e 15 fazem parte da mostra competitiva, dividida em três categorias: Palco Infantojuvenil, à tarde; Palco Adulto, à noite, sempre no Teatro Municipal Fernando Torres, e Teatro de Rua, pela manhã, nas praças da cidade.
Os melhores espetáculos de cada categoria receberão o Troféu Fernando Torres, criado pela artista plástica Nilza Silva. Os demais grupos e companhias receberão placas de premiação individual e de participação.
Nas categorias Palco Adulto e Palco Infantojuvenil, serão premiados Melhor Espetáculo, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Cenografia, Melhor Iluminação, Melhor Sonoplastia, Melhor Figurino, Melhor Direção, Júri Popular, Melhor Texto e Melhor Maquiagem.
Para Teatro de Rua, haverá prêmios para Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção, Melhor Sonoplastia ou Música (se houver), Melhor Figurino, Melhor Texto e Melhor Maquiagem.
Os espetáculos convidados são Os Homens de Barro, do Tião Grupo de Teatro, de Montanha; Um Tango Argentino, da Escola de Teatro Darlene Glória, de Cachoeiro de Itapemirim; A Culpa, do Grupo Anônimos de Teatro, de Cachoeiro de Itapemirim e Guaçuí; e Bumba Meu Boi, do grupo Gota, Pó e Poeira.
Serviço:
XIV Festival Nacional de Teatro de Guaçuí
De 18 a 24 de agosto
Nas praças de Guaçuí, com apresentações gratuitas
No Teatro Municipal Fernando Torres, com ingressos a R$ 5 (na compra de
pacotes e para escolas, haverá desconto)
Av. Governador Francisco Lacerda Aguiar, Centro, Guaçuí
Telefone: (28) 3553-2826
fonte: folhavitoria.com.br
PARTICIPAÇÃO DO CRIAS DA CASA CONCORRENDO COM A PEÇA "TRÊS MARIAS": 
Nos apresentamos hoje às 14:00 hs no Teatro Municipal Fernando Torres, aliás, um teatro em ótimo estado de conservação.  Com a Casa cheia e  um público receptivo, aproveitamos também para trocar experiências com os outros grupos participantes, que vieram de vários lugares do Brasil. Guaçuí, uma pequena  e acolhedora cidade de 29.000 habitantes no Espírito Santo, dá um belo exemplo de fomento à cultura com a  XIV edição desse Festival  Nacional. Parabéns a todos  os envolvidos na realização do evento, e estamos lisonjeados por podermos participar dessa verdadeira Festa Cultural. Até domingo estaremos por aqui, participando do Festival e aproveitando para conhecer os pontos turísticos dessa cidade que tão calorosamente nos recebeu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário